Projeto Buscapé

A convite do amigo e também chef Eudes Assis fui para Boiçucanga, no litoral Norte de São Paulo, para dar aula de gastronomia no Projeto Buscapé. É o que seria isso? 

Projeto Buscapé foi idealizado por um grupo de pessoas que pensam que nosso futuro depende de nossas crianças e que formação e informação são a única forma de fazer de nossas crianças a diferença ali na frente, no futuro!
Cheguei em Boiçucanga animada, com todos os problemas que havia tido de transporte, carro quebrado o outro batido. Mas sempre tem uma alma maravilhosa, que no caso foi a Mariana Valentino que me salvou e me emprestou o carro dela.
Chegando lá, Eudes e Claudia, também peça importante no projeto, já estavam me esperando e lá fomos nós para o pelotão da Policia Militar, onde no fundo fica o projeto. O pessoal da Policia também esta superdentro do projeto e algumas aulas inclusive são dadas por eles.
Cada dia da semana as crianças têm uma diferente aula e toda quarta feira é dia de… GASTRONOMIA.
Resolvi dar aula de Verrines, porque queria ensinar e depois deixar que cada criança usasse a criatividade fazendo os seus. As crianças foram chegando, colocando seus aventais e chapéus e eu me emocionando de ver tanta alegria nos olhares. Logicamente levei meu companheiro de todos os momentos, o meu Thermomix, nem tanto pelo fato de usar, mas para poder mostrar a eles e fazer com que seus olhares se ampliem. Nem preciso dizer que eles ficaram amigos íntimos do Thermomix. E o mais lindo: ele ficou instalado em cima de um tronco bem rústico. Nossa, juro ficou lindo!
O projeto precisa da ajuda de todos nós, com doações que não precisam ser de dinheiro e sim de material, como utensílios de cozinha que não usamos mais, eletrodomésticos, tudo que pudermos para ajudar a equipar o local e, lógico, se alguém puder doar uniformes, também.
Dei duas aulas para duas turmas de 25 crianças cada, uma pela manhã e outra na parte da tarde. Crianças interessantes, gratas e lindas. Eu amei. As verrines que eles foram fazendo eram lindas, coloridas, cheias de sabores e de cores. A mesa ficou um espetáculo e os olhos de todos nós um brilho só.
Levar às crianças um pouco do que sabemos pode fazer tanta diferença em todas as nossas vidas. E o que mais me deixou feliz é que eles levam a sério – sabe o que é crianças de nove anos sabendo os nomes dos cortes e tudo mais? Só posso parabenizar a todos os envolvidos e agradecer demais ao Eudes pelo convite. Saí de lá cheia de energia nova e iluminada pelo carinho das crianças.
A noite ainda foi uma delicia. Fomos jantar em um restaurante natural de lá, muito simpático e a pousada da Cláudia, que hospeda os chefes que vão ao projeto, é uma delicia, de frente para o mar, um lugar delicious.
Espero que cada um que leia, pense e se possível ajude. Vou deixar o contato do projeto e se quiserem fazer doações de material podem deixar no catering que o Eudes retira e leva para lá.

Deixe seu comentário

Paula Labaki

“Cozinho por amor, por prazer. Adoro ver as pessoas em volta da mesa, isso me faz feliz. Trabalho com isso. No meu catering, minha rotina é criar, executar e trabalhar muito. Por aqui passam aromas, sabores e vidas.”.

Recentes Posts

Siga-nos

Inscreva-se em nossa Newsletter

e-Book

WhatsApp

Paula Labaki