Sazonalidade

Para falar de sazonalidade precisamos pensar em como era no passado, onde as feiras e os mercados eram abasrecidos com produtos frescos e da época, onde nao se faziam colheitas forçadas, onde a química pouco atuava no crescimento e amadurecimento dos alimentos…hoje o caos das grandes cidades assossiado ao crescimento da gastronomia faz com que a urgência seja colocada em primeiro lugar….mas de verdade, tenho visto isso mudar em vários restaurantes, onde o conceito do fresco, do “da época” esta crescendo dia a dia, e com isso ganhamos nos os cozinheiros e ganham os consumidores.
Uma mesa recheada de alimentos frescos, de produtores locais e que estejam na época nao só é uma mesa saudável, mais barata e tb uma mesa Sustentavel.
Os alimentos orgânicos hoje estão mais fáceis de serem comprados, se procuramos, encontramos produtores e cooperativas que nos entregam na porta de casa ou dos estabelecimentos, mas como tudo que é bom logicamente nao cai do céu, é preciso buscar. Vale cada segundo da busca pq ao ingerir um alimento orgânico a diferença no sabor é marcante e prazeirosa.
A tabela de sazonalidade deveria estar pendurada em cada casa, em cada cozinha profissional pois facilita e muito nossas vidas.
Para mim que fui criada na fazenda isso era uma coisa normal pois consumiamos basicamente o que era produzido lá.
Em Países desenvolvidos como Japão e países da Europa a sazonalidade faz parte da vida das pessoas, é algo cultural, se cresce com esse conceito, acho que esta na hora de pararmos e avaliarmos o que estamos colocando em nossas mesas e podemos sim, mudar muita coisa para contribuir com saúde e bem estar .
Pensando nisso ai estão link da tabela….e claro uma receita com produto da época…
Copinhos de creme de abobora com perolas de azeite

Para o creme de abobora
1 kg de abobora
100 ml de azeite Amara
Ervas secas variadas
200 ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
5 gr de 7 especiarias chinesas
300 ml de caldo de legumes caseiro
Descasque as aboboras, corte em cubos médios. Tempere com o azeite as ervas e as especiarias e asse em forno 180 até fiarem macias.
** O azeite aqui entra para facilitar a cocção no forno e já penetra na abobora aromatizando e ajudando a aveludar na hora de bater.
Bata no processador com caldo de legumes, volte ao fogo acerte o sal e finalize com o creme de leite.
Você pode servir acompanhado de um pesto de salsa
Este prato serve 6 pessoas se for uma entrada ou 12 pessoas se for um finger food. Pode ser servido quente ou frio.

Deixe seu comentário

Paula Labaki

“Cozinho por amor, por prazer. Adoro ver as pessoas em volta da mesa, isso me faz feliz. Trabalho com isso. No meu catering, minha rotina é criar, executar e trabalhar muito. Por aqui passam aromas, sabores e vidas.”.

Recentes Posts

Siga-nos

Inscreva-se em nossa Newsletter

e-Book

WhatsApp

Paula Labaki